build own website

Quem somos

Há mais de 20 anos a criar valor aos nossos parceiros

Compromisso, Confiança, Creatividade, Conhecimento, Rigor e Garra

Na Inside remamos sempre ao lado dos nossos parceiros

Quem somos e o que fazemos 

A INSIDE é uma empresa especializada na área das Tecnologias de Informação e tem como foco a criação de valor aos seus clientes pela apresentação de soluções inovadors e de qualidade.


A nossa equipa tem know-how em várias vertentes das TI, nomeadamente experiência em Sistemas críticos, Virtualização, Alarmística, Comunicações, Internet e Cyber segurança.


O nosso core é no entanto a programação, desenvolvimento e modernização de aplicações.






A INSIDE é representante exclusivo para Portugal e PALOPs do software da Veryant, llc, empresa líder e inovadora na tecnologia de Cobol e Java e produtora do isCobol.


Este produto inovador e de alta qualidade é o ideal para transformar aplicações Cobol antigas em aplicações modernas com as mais avançadas tecnologias e execução em Java, podendo funcionar sobre a internet e em dispositivos móveis.


A INSIDE tem um conhecimento profundo de Cobol e é o parceiro ideal para quem necessita de modernizar aplicações nesta linguagem.





O que oferecemos 

Compromisso com os objectivos, Confiança baseada na nossa ética,

Creatividade na construção das soluções, Conhecimento técnico e também o Rigor e Garra com que encaramos os projectos.




Para além da experiência dos nossos 23 anos de actividade, são estes atributos que fazem da INSIDE o parceiro ideal para a sua empresa. Pode contar connosco.





O NOSSO CAMINHO

INSIDE, mais de 20 anos de conhecimento e experiência.
Pode contar connosco.
  • 1976

    Muito antes da Inside

    Ainda bastante antes da criação da empresa, o actual gerente da INSIDE começou a trabalhar em informática numa das maiores software-house da altura, tendo sido responsável por projectos em áreas muito distintas como a banca (Credit Franco-Portugais), govverno (Ministério dos Transportes,  Moçambique), várias Autarquias Locais e diversas outras empresas privadas.

  • 1982

    SIC - Sistema integrado de Contabilidade

    Com o aparecimento em Portugal dos primeiros "Personal Computers" poucos anos antes, logo se pensou que o futuro andaria por ali perto e iniciou-se uma aventura como freelance na produção de software para PC's.
    Foi então que surgiu o SIC.
    Talvez o primeiro sistema integrado desenvolvido em Portugal. Na altura o SIC integrava apenas a facturação na contabilidade e foi testado em diversas revistas da especialidade da altura, entre elas a "Vida Informática".. 

  • 1985

    Grupo FNAC

    Tendo o SIC ganho notatiedade, foi este programa então adoptado pelo extinto grupo FNAC. Com o cresente aumento de empresas do grupo passou-se então a trabalhar em exclusivo para a holding do grupo tendo o software sido extendido a outras áreas para além da Contabilidade e Facturação e implementado ma maioria da suas empeesas.

  • 1994

    Criação da INSIDE.

    Com a extinção do grupo FNAC decidimos então a criação da INSIDE, iniciando-se esta grande caminhada de mais de 20 anos. Muitos projectos de relevo foram levados a cabo com sucesso, projectos esses quase sempre baseados na personalização do software e sempre em Cobol. 

  • 1995

    Projecto CentraLivros

    A convite da Centralivros, empresa que estava a ser criada na mesma altura, iniciou-se um grande projecto de software na área da distribuição Livreira.

    O projecto abrangeu toda a área adninistrativa e comercial da empresa e atingiu grande dimensão.
    Ao fim de pouco tempo a Centralivros já distribuia algumas dezenas de Editoras de renome, nacionais e estrangeiras.

    O software desenvolvido pela Inside contribuiu em muito para este sucesso, nomeadamente com o desenvolvimento e implementação do sistema EDI para ligação com as grandes superfícies.

  • 1996-2011

    Área da Logística.

    Com o crescimento da Centralivros notava-se a necessidade de optimizar a área da Logística. Surgiu então a Logilivro,
    empresa especializada na área. Este projecto foi também assumido com muito sucesso pela Inside. para além do seu software, agora ERP (sempre em Cobol), também o EDI se alargou, integrando agora o ciclo completo,
    Centralivros-Logilivro-Clientes Finais.

    A sincronização entre a Centralivros e a Logilivro, também suportada pelo software da Inside denominado PGI, garantia que qualquer encomenda recebida até às 17 horas pudesse ser entregue às 9 da manhã do dia seguinte.

    A existência de uma empresa especializada em logística com os programas informáticos que permitiam esta performance, fez também com que outras editoras de renome, como a Dom Quixote e a Planeta, passassem tmbém a ser distribuídas pela Logilivro. 

    Em 2011, o negócio passou para a esfera da Logista, grupo Espanhol e o maior distribuidor da Península Ibérica. A Logista decidiu manter o sofware da Inside tendo sido desenvolvidos alguns programas para sincronização com o software da Logista em Espanha (barcelona, AS400).
    A Logista decidiu terminar a sua actividade em Portufal em 2013.

  • 1997

    Representação da Solbi

    Em 1997 a INSIDE, então com sede em Alverca, assume a representação dos computadores City Desk, construídos em Portugal pela Solbi.
    Em 1998, a Inside chega ao segundo lugar de vendas de compuadores City Desk na região da grande Lisboa.
    A Inside já não comercializa hardware.

  • 2012

    Representação da Veryant.

    Em 2012 a inside assinou um acordo de distribuição exclusiva dos produtos da Veryant para Portugal e Palop's.
    Mesmo em plena crise económica era visível o interesse pelo isCobol e têm agora surgido empresas a iniciar os seus projectos de migração de antigas aplicações em Cobol.

    Entre os vários projectos isCobol destacamos:

    Uma grande empresa do Norte, com 200 utilizadores, decidiu converter para isCobol aa suas aplicações antigas em RM/cOBOL, projecto que ainda se encontra em curso.

    A Coimfor, um grande produtor de software da região de Coimbra fez a conversão das suas aplicações em Micro Focus NetExpress para isCobol.

    Uma grande empresa na área da distribuição de gás engarrafado decidiu inovar e modernizar a sua estrutura e o sistema de vendas móvel, com a facturação e gestão de stocks a serem feitos através da utlização de Web Services. A Inside desenvolveu em isCobol o Back-Office e o Web Service (SOAP) do lado do servidor. A parte do software cliente (tablets) foi desenvolvida por uma terceira entidade.
    Os documentos emitidos pelos tablets eram controlados pelos Web Service servidor que forneciam toda a informação, incluindo o controlo da numeração dos documentos,e registava a informação no Back-Office.

    Empresa da Área textil da região de Vila Nova de Gaia optou pelo isCobol para modernizar o software nos seus escritórios e lojas. A migração está praticamente concluída e está a ser feita internamente pela empresa.

  • 2017-2018

    Projectos mais recentes

    Importantes projectos nos últimos meses::
    - Desenvolvimento de aplicativo para Android na área da Assistência técnica, para uma importante e certificada empresa de Évora,

    - Desenvolvimento de aplicação Web especializada para Gestão de Contratos de Limpeza e Desinfestação de Pragas,

    - Parceria com a KCS IT para conversão para isCobol de uma enorme aplicação RM/Cobol (cerca de 2500 programas) possibilitando ainda o acesso a Bases de Dados Oracle. Projecto para uma grande entidade nacional.